GRUPO DE CRESCIMENTO – GC

“1. Levar a cada membro da igreja a compreensão do que é o Projeto Grupo de Crescimento e propagar o Evangelho de Jesus Cristo nos lares.

2. Fazer cada membro do GC, um discípulo de Jesus e preparando cada membro da igreja a discipular a outros e liderar um GC.

3. Promover estratégias, ferramentas e subsídios para que os antigos e novos líderes de GC´s realizem com sucesso e eficiência do seu chamado no seu GC.

4. Garantir o acompanhamento de todos os membros da igreja, através dos GC´s e seus Líderes.

5. Promover o crescimento Espiritual da Igreja preparando-os para entender o chamado de Servir ao Reino, como exemplo maior nosso Senhor Jesus Cristo.

O PROPÓSITO DOS GC´s

Crescer em relacionamento com Deus:
Os GC´s providenciam um lugar eficaz para conhecer sobre Deus e crescer em relacionamento com Ele. Buscar a Jesus num GC também nos dá a oportunidade de aprender uns com os outros.

Desenvolver relacionamento uns com os outros:
É cada vez mais difícil em nossa sociedade as pessoas exercerem confiança uns para com os outros. Os GC´s oferecem uma oportunidade segura de formar amizades seguras e duradouras. São também ambientes ideais para que se formem as relações de discipulado um a um.

Equipar e treinar: Todo crente é chamado como um ministro de Cristo e recebe o privilégio e a responsabilidade de ministrar nos dons do Espírito (1 Coríntios 12).


Providenciar apoio: Todo mundo precisa de apoio e cura em algum momento de sua vida. Todos nós enfrentamos emergências, doenças e crises pessoais. O GC é o melhor espaço para percebermos aqueles que estão em necessidade, carentes de amor, de apoio e de oração, e ali podemos ajudá-los como um grupo de amigos.

Providenciar cuidado pastoral adequado:
É impossível para um só pastor cuidar adequadamente de mais do que 85 pessoas! Os GC´s são um lugar onde podemos conhecer outros e ao mesmo tempo ser conhecidos e reconhecidos. 1 Pedro 5 encoraja os líderes a “pastorear o rebanho de Deus”.

Desenvolver novos líderes: O GC é um ambiente altamente propício para o treinamento de novos líderes. Por meio dos GC´s as pessoas são discipuladas, amadurecidas e conduzidas a um papel de liderança na comunidade.

Alcançar outros: Um foco significativo dos GC´s é alcançar outros com o evangelho e o amor de Jesus. Precisamos estar mais centrados nos outros do que em nós mesmos.

Trazer pessoas a Jesus e multiplicar os GC´s: O GC é a ferramenta primária para o evangelismo. É um lugar pouco ameaçador para uma pessoa que está buscando resposta para suas questões pessoais, a qual poderá abrir-se à vontade e ser ajudada. Todos os membros são altamente encorajados a trazer pessoas para as reuniões do GC.

“E, perseveravam unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. E perseveravam na doutrina e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor.
E estavam juntos e tinham tudo em comum.”

Atos 2:42-47


VISÃO
– Visão se refere àquilo que Deus tem para nossas vidas.
É a importância que se dá ao nosso futuro como igreja e, principalmente, como vamos chegar lá.


O REINO DE DEUS
Jesus disse: Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu Reino (Mateus 6.33). Deus está implantando o Seu Reino aqui na Terra e Ele tem deixado bem claro qual é a visão dele para nós: GC´s


A IGREJA DO SENHOR JESUS
Jesus disse: “Eu edificarei a Minha Igreja…” (Mateus 16.18) e em outra ocasião Ele disse “quem comigo não ajunta, espalha…” (Mateus 12.30). Em outras palavras, o Reino de Deus aqui na Terra se manifesta e é centralizado na Igreja do Senhor Jesus: A Igreja do Senhor Jesus é o coração do Reino de Deus.

GRUPO DE CRESCIMENTO FIEL – GCF

É muito importante que todos os cristãos da Igreja Local estejam empenhados na Visão do GC, onde a vida do Corpo se encontra de forma sintetizada em todos os seus muitos aspectos, tais como: adoração, intercessão, evangelismo, integração, discipulado, treinamento de líderes, comunhão, assistência social, etc.

CRESCIMENTO ESPIRITUAL

1) Verticalmente: os membros crescem em intimidade com Deus e multiplicam isso nas vidas dos seus discípulos.

2) Horizontalmente: os membros crescem em comunhão uns com os outros e multiplicam isso nas vidas dos seus discípulos.

3) Exteriormente: Os membros crescem numericamente ganhando novas pessoas para Jesus, discipulado essas pessoas e multiplicam esse código genético de evangelismo e discipulado nas vidas dos seus discípulos. O Grupo Cresce em número de membros e se multiplica, gerando assim novas VIDAS.


É este tipo de grupo de crescimento que é o verdadeiro coração da Igreja Local. Na igreja baseada em grupos tudo acontece pela grupo, para a IGREJA.

DISCIPULANDO OS MEMBROS DO GC

É muito bom Discipular em grupos, mas nunca em substituição ao discipulado um a um. Sem dúvida, isto possibilita que o discipulado seja mais profundo, intenso, e específico.

O DISCIPULADO UM A UM

Jesus priorizou o discipulado na Sua vida aqui na Terra. Antes de escolher os seus discípulos Ele orou a noite toda (Lucas 6.12-13), e uma grande parte do seu tempo foi ocupado investindo na vida destes discípulos. Como Ele viajava horas e horas a pé, é bem provável que, enquanto estava caminhando com os discípulos naquelas estradas construídas pelo Império Romano, Ele aproveitasse bem o tempo discipulando. Quem já caminhou por muitas horas sabe que é difícil andar e falar com muitas pessoas ao mesmo tempo. Cremos que Jesus discipulava muito: 1) um a um; e 2) em grupo.

É claro que, para haver esse tipo de discipulado os dois (discípulo e discipulador) devem ser do mesmo sexo. Também, alguém não pode estar discipulando outra pessoa se ele primeiramente não tiver discipulador. O discipulador tem compromisso total de não falar nada para pessoa alguma daquilo que o discípulo confidenciou, a não ser que obtenha primeiramente sua permissão.
Discipulado é proteção. Discipulado é crescimento. Seja transparente com o seu discipulador. Você ficará maravilhado como Deus vai usar seu discipulador para ajudá-lo a vencer o pecado, crescer espiritualmente, ser um ganhador de almas, e ser também um bom discipulador. “Confessai os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros para serdes curados” (Tiago 5.16).

Uma vez que você está sendo discipulado, é importante começar a orar e pedir a Deus que lhe mostre quem você deverá Discipular. Quando você ganha alguém para Jesus, você tem que garantir que aquela pessoa seja bem discipulada. Normalmente é você quem deve Discipular aquele novo convertido.
Jesus, antes ascender aos céus, nos deixou a Grande Comissão: “Ide, portanto, fazei discípulos…” (Mt. 28.19). Isto tem que ser priorizado, pois sem dúvida é um assunto de máxima importância. Na medida em que meditávamos na centralidade do discipulado, Deus nos revelou que o discipulado um a um é o coração do GC.

A esse relacionamento do discipulador com seu discípulo (total de duas pessoas) chamamos de uma grupo pequeno. Como a ênfase central da Visão do Modelo do Discipulado Fiel é o discipulado um a um, vimos que seria ideal usarmos a mesma sigla para identificar os grupos pequenos – GC.

SOBRE A FORMAÇÃO DE NOVOS LIDERES
(A importância de Discipular)

– 0% dos líderes foram produzidos pelo púlpito em reuniões públicas de ensino ou pregação
– 90% dos líderes foram gerados através do discipulado pessoal, um a um.
– 0% dos líderes foram produzidos em classes estruturadas, como Escola Dominical, cursos de Família Cristã, Guerreiros de Cristo, e outras mais;
– 10% dos líderes foram gerados no discipulado em grupos pequenos;


OS 4 PILARES DO GC

1. GANHAR – Trazer novos convidados para a edificação.
Observação 1: Primeiro ganha para você mesmo – uma amizade pessoal – depois ganha para Cristo – 1ª Estratégia para ganhar.
Observação 2: É de extrema importância que todos os GC´s do Ministério Deus é Fiel, façam a ARREGIMENTAÇÃO.

O que é a Arregimentação? (convites nas ruas) 20 minutos antes de começar o GC, o Líder e sua equipe, vai pelas ruas próximas ao GC para convidar a todos e de todas as idades. Mesmo que os moradores não aceitem, podem ir num próximo GC. Ex.: Ah no próximo eu vou” – Já fez uma promessa, no próximo GC ele vai. Lembrem-se o FOCO é aqueles que ainda não fazem parte do GC.

ARREGIMENTAÇÃO – Não deixar de fazer
– Projeto Faça Sua Parte Você + 1 – Motivar os membros do GC trazer um convidado.
– 4 Leis Espirituais – Para Discipular um Convidado do GC
– Ministrações no GC
– Decisão pública na Igreja ou no GC, de Aceitação a Jesus Cristo como Salvador.


2. EDIFICAR – Criar um vínculo de amizade e cuidar.
– Contato Diariamente através de Visitas, Encontros, Passeios, Ligações, Redes Sociais, Whatsapp e etc.
– Visita de Discipulado. Para saber como está – suas alegrias e dificuldades (momento pessoal e de edificação)
– Presença Firmada no GC e nos Cultos
– Presença nos Departamentos e Atividades do Ministério
– Fidelizar e entender a importância dos Dízimos e Ofertas
– Ajudar no compromisso de ganhar a família para Jesus
– Oração do Meio Dia (LIVE DA BÊNÇÃO).

3. TREINAR – Através do GC e Encontro de Capacitação Ministerial
– Ao aceitar a Jesus e ser batizado, inicia-se o Encontro de Capacitação Ministerial
– No GC um vice-líder ou um líder em treinamento (poderá ajudar o líder a ministrar a Palavra)
– Após concluir o Curso de Liderança, será preciso a aprovação do Pastor ou Líder para ser aprovado e estar apto a liderar um GC.
– Servir fielmente no ministério
– Motivar o interesse em ganhar familiares e amigos próximos

4. ENVIAR – Líder preparado para abrir um novo GC
– Após a conclusão do Encontro de Capacitação Ministerial poderá liderar um GC
– Gerar Líderes
– Estabelecer metas para Multiplicar o GC
– Entregar todos os relatórios fielmente nas datas previstas.
– Buscar o maior número possível de convidados para o GC.

CINCO PALAVRAS CHAVES

Glorificar:
Celebrar a presença de Deus na adoração;

Missão:
Comunicar a palavra de Deus através do evangelismo nos lares

Membros:
Integrar a palavra de Deus em nossa comunhão;

Maturidade:
Educar o povo de Deus através do ensino no Encontro de Capacitação Ministerial;

Ministério:
Demonstrar o amor de Deus através do serviço.

O QUE É UM GC

Um GC é um grupo constituído de 5 a 10 pessoas, reunindo-se semanalmente para aprender como tornar-se uma família, adorar o Senhor, edificar a vida espiritual uns dos outros, orar uns pelos outros e através de convites levar cada vez mais novas pessoas ao Evangelho.

Não é ideal que ela ultrapasse o limite de 10. Jesus liderou doze. Dez pessoas é o número ideal de membros de um GC. Quando atingir o limite de dez pessoas, o GC deve multiplicar-se para outro lar e assim levar mais pessoas ao Evangelho.

O GC é muito maior que uma reunião. Se o GC só existe no dia da reunião, então não é um GC, mas apenas um culto caseiro ou encontro de Crentes. O GC acontece a semana toda: no supermercado, no shopping, na caminhada, no lazer, nas casas, na escola. Sempre que os irmãos se encontram, o GC acontece. A primeira característica do GC é ser comunidade, e não o fato de existir como uma reunião.

O QUE NÃO É UM GC

Grupo de oração: Normalmente esse tipo de grupo é composto de pessoas que a maioria já são cristã.
Grupo de estudo Bíblico: Um grupo é que ele não estimula o compartilhar de necessidade e assim poder conhecer melhor cada membro
Grupo de discipulado: Grupo que procura um crescimento espiritual num ambiente fechado e exclusivista para discipular,
Grupo de cura interior
Grupo que busca cura para algo pessoal,

Qualquer grupo com as seguintes características:
-Grupo fechado, criado só para as pessoas de um departamento da igreja; que não tenha o crescimento do membro como objetivo;
-Qualquer grupo que não se submeta à liderança geral dos GC´s;
-Qualquer grupo que seja apenas uma reunião social.


ONDE O GC SE REÚNE

É importante que os GC´s se reúnam em residências. O lar, a habitação da família, tem mais afinidade com a ideia de igreja do Novo Testamento.
Mesmo sendo nas residências, um GC pode acontecer também em empresas (na hora do almoço), em Escolas, Faculdades e em qualquer lugar onde haja um mínimo de silencio e privacidade.

GC´S NO MINISTÉRIO DE JESUS

Jesus Cristo ensinava no lar, ministrando para pequenos grupos de pessoas. Grande parte do Seu ministério aconteceu nas sinagogas, às vezes no templo, e muitas vezes ao ar livre, mas uma parte significativa de Seu trabalho e ensinos aconteceram nos lares, com um grupo pequeno de pessoas.

JESUS CRISTO EM PEQUENOS GRUPOS

– A explicação de Jesus para as parábolas do Reino era dada para o pequeno grupo de discípulos (Mateus 13:36)

– Ele estava na casa de Pedro quando curou a sua sogra (Mateus 8:14).

– Ele estava ensinando numa casa quando curou o paralítico, ao ser descido para o meio da sala na sua cama, pendurado do telhado (Marcos 2:1).

– Ele visitava a casa das pessoas para curar os doentes (Mateus 8:14).

– Entrava nas casas para ressuscitar mortos (Marcos 5:38-42).
– Para conversar, durante uma refeição, e aconselhar aqueles que queriam segui-Lo (Lucas 7:36).

– Entrava nos lares para evangelizar, falar da salvação: veja o exemplo de Zaqueu em Lucas 19.


A IGREJA PRIMITIVA EM PEQUENOS GRUPOS

– At 2:46-47 (46) Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, (47) louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso lhes acrescentava o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.

At 5:42 E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo.

Rm 16:3-5 3. Saúdem Priscila e Áqüila, meus colaboradores em Cristo Jesus. 4. Arriscaram a vida por mim. Sou grato a eles; não apenas eu, mas todas as igrejas dos gentios. 5. Saúdem também a igreja que se reúne na casa deles. Saúdem meu amado irmão Epêneto, que foi o primeiro convertido a Cristo na província da Ásia.

1Tm 3:14-15 (14) Escrevo-lhe estas coisas embora espere ir vê-lo em breve; 15. mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade.

1Co 16:19 As igrejas da Ásia vos saúdam. No Senhor, muito vos saúdam Áqüila e Priscila e, bem assim, a igreja que está na casa deles.

Cl 4:15 Saúdem os irmãos de Laodicéia, bem como Ninfa e a igreja que se reúne em sua casa.

Fm 1:2 à irmã Áfia, a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que se reúne com você em sua casa.

A BIBLIA MOSTRA QUE DEPENDEMOS UM DOS OUTROS

1. 1Co 12:14 Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
2. 1Co 12:7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum.
3. 1Co 12:12 Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo.
4. 1Co 12:27 Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo.
5. 1Co 14:26 “Portanto, meus irmãos, o que é que deve ser feito? Quando vocês se reúnem na igreja, um irmão tem um hino para cantar; outro, alguma coisa para ensinar; outro, uma revelação de Deus; outro, uma mensagem em línguas estranhas; e ainda outro, a interpretação dessa mensagem. Que tudo seja feito para o crescimento espiritual da igreja.”
6. Hb 10:24-25 Pensemos uns nos outros a fim de ajudarmos todos a terem mais amor e a fazerem o bem. 25. Não abandonemos, como alguns estão fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês vêem que o dia está chegando.

JESUS CRISTO


O filho de Deus, o Messias, o nosso Salvador, o próprio Deus, para vir ao mundo precisou de uma família (Lc.1:26), Porque como homem Ele também necessitava de um ambiente familiar. A mãe de Jesus estava sempre com Ele e os discípulos eram o “time” Dele, seus irmãos. Entre eles, três eram os mais próximos: João, Pedro e Tiago.

No começo do seu ministério, o primeiro milagre foi numa festa de casamento. Casamento aponta para o inicio da família (Jo 2:1,2). Isto demostra que até Jesus, para realizar o seu ministério aqui na terra precisou de um ambiente familiar. Os doze discípulos foram tratados como irmãos, porque todo o aprendizado que necessitavam para se transformarem em colunas da igreja só podia ser adquirido dentro de um ambiente familiar. O pentecostes aconteceu quando os cristãos estavam reunidos como família. A família foi também a base do crescimento da igreja de Atos, ou seja, suas reuniões eram de casa em casa (At 5:42; 20:20). Nos primeiros anos da era cristã primitiva a igreja experimentou um crescimento extraordinário, porque havia dentro de sua estrutura um ambiente familiar.


As reuniões nas casas precisam ter o ambiente familiar para que possam funcionar como a Bíblia ensina. Essa reunião em “família”, ou seja, em “grupo de crescimento”, é o ambiente adequado para Deus tratar as nossas vidas. Satanás tem tentado destruir este ambiente porque sabe como Deus quer agir. Tanto na família natural como na família espiritual (Igreja) é onde Deus irá restaurar cada pessoa que se converte. Por isso o nosso inimigo tem resistido tanto a essa visão. Somos a família de Deus e este é o ambiente através do qual Deus vai trabalhar na vida do ser humano

FUNÇÕES DOS GC´s

Informalidade – Ajuda a combater a religiosidade. É fácil cultivar uma vida cristã de aparência, mas aqueles que crescem num ambiente cristão de informalidade assimilam pelo exemplo a importância da transparência.

AMIZADE E COMUNHÃO – Quando a igreja cresce, as pessoas correm o risco de se tornarem números e não mais receberem atenção, passando a sentir solidão no meio da multidão. Os GC´s proporcionam um ambiente de intimidade onde a amizade é desenvolvida. Ninguém vive sozinho na vida cristã; criar vínculos é imprescindível para quem quer desenvolver uma fé sadia.

EVANGELISMO – Muitas pessoas jamais entrarão numa igreja evangélica por puro preconceito, tradição familiar ou pela generalização da mídia para com os evangélicos. Mas a igreja não foi chamada para ser sal e luz dentro do templo, e sim lá fora onde os pecadores estão. As estatísticas indicam que a grande maioria das pessoas se converte mediante contato com amigos ou familiares.

CRESCIMENTO ILIMITADO – Em todo o mundo, as igrejas em GC´s (pequenos grupos) transcendem o limite físico que seus templos comportam, pois não estão limitadas às acomodações de um prédio, mas espalhadas pelas casas; além de que são facilmente adaptáveis.

OPORTUNIDADE MINITERIAL – Nos GC´s cada membro pode exercitar seus dons e ministérios.

PASTOREIO – Os GC´s que se reúnem nas casas são um tremendo meio de acomodação e pastoreio do rebanho. Cada líder pode cuidar bem do seu GC, pois o número de pessoas é pequeno; por sua vez os líderes também recebem cuidado pastoral de seus Dirigentes e Pastores, que também recebem acompanhamento de seus Pastores, numa verdadeira cobertura espiritual que alivia os líderes de sobrecarga.”